A todos um ótimo São João 2017

A todos um ótimo São João 2017

terça-feira, 6 de junho de 2017

São João: Em Galante, festa começa dia 10; já em São José da Mata, festejos vão de 22 a 29

São João: Em Galante, festa começa dia 10; já em São José da Mata, festejos vão de 22 a 29
Além da programação oficial do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, os turistas e amantes do forró também contam com as tradicionais festas nos Distritos de Galante e São José da Mata, onde os forrozeiros encontram forró pé-de-serra, fogueiras, fogos, milho verde, pamonha, canjica e outras iguarias típicas da região. Em Galante, a programação terá início a partir do dia 10 e deve se estender até o dia 25 de junho. Já em São José da Mata, os festejos oficiais irão do dia 22 ao dia 29. No entanto, todas as tardes de domingo são animadas pelo “Forró no Mercado”, com entrada franca e diversão garantida.

“A velha tradição de enfeitar não só os espaços públicos, como também as casas, com bandeirinhas e ornamentações juninas é antiga aqui no distrito. Todo mundo se anima quando chega o mês de junho.

O forró no mercado existe desde que eu me entendo de gente. Só toca os trios daqui de São José da Mata e todo mundo se reúne pra prestigiar", disse José Geusinério Gomes Pinheiro, 53 anos, morador do distrito.

O forró no Mercado Público, que fica ao lado da Praça Central, próximo à BR-230, atrai turistas de todos os lugares. Há três anos ele passou a ser transmitido, ao vivo, por uma rádio comunitária. A transmissão é feita das 11h às 14h, mas a festa continua até o fi m da tarde. “Na verdade, no mercado sempre teve forró, não só no tempo do São João. Toda sexta, sábado e domingo tem algum sanfoneiro fazendo a alegria do comércio por lá. Mas no São João a coisa se intensifica. Creio que isso seja muito importante para preservar a história e eu contribuo para não deixar nossa história morrer”, lembrou Geusinério.

Já em Galante, José Antônio da Silva, 72 anos, já colocou as bandeiras na porta de casa para começar a planejar a venda dos caldinhos e bebidas que devem animar os visitantes que chegam de ônibus, carros e também pela Locomotiva do Forró, que conta com sete vagões que levam os forrozeiros de Campina Grande até Galante, partindo sempre da anitga Estação Nova.

No local, prestadores de serviço da prefeitura já fazem os últimos retoques no piso do palco principal e das palhoças. “Vamos ainda vai pintar a estação. Isso aqui lota de gente de todo canto. É bom saber que a gente contribuiu de alguma forma pra ver uma festa tão tradicional e bonita”, disse o prestador Francisco de Assis.

Redação

Sem comentários: