segunda-feira, 5 de junho de 2017

INSS anuncia novo serviço digital e promete melhorar atendimento na Paraíba

INSSINSS
Sistema vai combinar serviços que podem ser feitos à distância ou nas agências e com a construção de um novo fluxo de atendimento
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) informou nesta segunda-feira (5) que pretende implantar na Paraíba o ‘INSS Digital’. O serviço promete agilizar atendimentos e é executado em fase de testes na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Veja abaixo o passo a passo. Comente no fim da matéria. O INSS disse que o serviço estará disponível “em breve” e não estabeleceu um prazo.
O sistema vai combinar serviços que podem ser feitos à distância ou nas agências e com a construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.
Os pilares do projeto são o processo eletrônico, agendamento pela internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, e a distribuição das demandas entre as unidades.
O usuário terá acesso ao ‘Meu INSS’, pelo endereço, onde há uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.
Usuário deve abrir o site para consultar informaçõesFoto: Usuário deve abrir o site para consultar informações
Créditos: Reprodução
Para navegação, é preciso fazer um cadastro para criar login e senhaFoto: Para navegação, é preciso fazer um cadastro para criar login e senha
Créditos: Reprodução
Tendo cadastro já feito, basta acessar com login e senha. Caso contrário, o cadastro deve ser efetuadoFoto: Tendo cadastro já feito, basta acessar com login e senha. Caso contrário, o cadastro deve ser efetuado
Créditos: Reprodução
No cadastramento, o usuário deve informar dados solicitadosFoto: No cadastramento, o usuário deve informar dados solicitados
Créditos: Reprodução

O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29.
Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.
Para o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.
O INSS também disponibilizou para celulares Android o aplicativo do Meu INSS. Em breve, o App estará disponível também para celulares iPhone. Todos os serviços que estão no site meu.inss.gov.br também são encontrados no aplicativo que está na loja Play Store (Google). Importante destacar que, apenas o Meu INSS, e o e-Recursos, são oficiais.
A ideia é apresentada nesta segunda-feira (5) por meio de ações do INSS em Campina Grande(PB), com presidentes e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios paraibanos de Sousa, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro e Princesa Isabel. Também foram convidados representantes da Federação dos Trabalhadores da Paraíba.
Esse novo modelo de atendimento já é testado atualmente em 14 agências de Mossoró e, devido aos resultados obtidos até agora, será testado em outras localidades do país para que, futuramente, possa fazer parte do INSS em todo o Brasil.
Portal Correio

Sem comentários: