A todos um ótimo São João 2017

A todos um ótimo São João 2017

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Hoje é dia das Santas Bartolomea Capitânio e Vicenza Geroza


Stª Bartolomea Capitânio 
Origem Instituto
O Instituto das Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vicenza Gerosa foi fundado em Lovere (BG) 21 de novembro de 1832 por Bartolomea Capitanio (1807-1833), que teve como sua primeira parceira de Catherine Gerosa (1784-1847), depois irmã Vincenza, o aumento da idade, um personagem diferente, e educação. No entanto, eles estavam ligados por uma amizade sincera e da paixão do amor.
Ainda adolescente, Bartolomea proposta para ser "santa, muito santa, santa em breve." Atraídos pela caridade que "Jesus exerceu durante a sua vida", ela se sentiu chamado a seguir o seu exemplo, consagrando-o a dedicar-se ao bem-estar do próximo, como uma ferramenta visível do seu amor para cada homem.
Em sua vida ele aprendeu a compor harmoniosamente atração forte de oração com a chamada insistente ao "amor abençoado" que demais "como" e que foi um vislumbre de formas ousadas para o bem.
Imagem relacionada
Certo a ser chamado em uma instituição que teve como objetivo as obras de misericórdia, em 25 Bartolomea, com a colaboração de Catarina Gerosa e com a liderança forte e esclarecida de Don Angelo Bosio (1796-1863), deu início ao Instituto, ele queria "todos baseados em caridade."
Em "Cartas da fundação" apontou para as linhas e propósitos, ela adquiridos no impulso do Espírito.
Pensou como "Instituto do Redentor", "Casa de Caridade amado" . Quis dizer com isso para garantir a continuidade na Igreja o dom que o Espírito foi derramado o seu coração para reviver todos os dias o amor ardente do Redentor e continuará através das obras de misericórdia para com todos aqueles em necessidade.
Ele considerou o Instituto como "a providência de Deus" para "a necessidade de grande e extrema" da humanidade, a iniciativa de caridade que ajudam a tornar o mundo "a família de Deus", onde todos é reconhecido por quem dar o próximo vidas.
Em "Cartas da fundação" Bartolomea proposto, portanto, os seus membros a viver o carisma de "filhas e seguidores do Redentor", em uma vida estável , caracterizada
  • pela profissão pública dos votos,
  • vida comunitária,
  • disponibilidade, sem reserva,
de modo a "fazer todo o possível, e sofrer todo o sangue por causa da vinda" no espírito do voto de caridade.
 Oito meses após a fundação, morreu Capitanio e Gerosa continuou a séria tarefa de realizar esse ideal que ele percebeu Bartolomea, propôs e viveu em um tempo   muito curto.
O Gerosa não se considerar capaz, mas, acostumado a meditar sobre o crucifixo, o que chamou a sua regra de vida, encontrou-se em obediência   à sua força. Na vontade de Deus pacificada seus medos, abraçado a fé projeto Bartolomea dizendo: "Vamos em frente com confiança. Autor da Ópera é o Senhor. Sua vontade seja feita. "
Ajudado por Don Angelo Bosio, fez a semente frutífera plantada pelo fundador, promovendo a vitalidade eo instituto de desenvolvimento, expandindo-o fora logo Lovere, aceitando todas as obras que "respondem bem ao seu propósito." 
     
Stª Vicenza Geroza
   
O Instituto, que em 1860 estava presente em Bengala (Índia), tem um caráter internacional.
E 'comum na Itália e outros países europeus: Espanha (1950), Inglaterra (1959), Romênia (1990), na Ásia: Índia (1860), Bangladesh (1864), Mianmar (1916), Japão (1961), Tailândia (1966), Israel   (1984), Nepal (1999) Turquia (1999); na América: Argentina (1909), Uruguai (1937), Brasil (1947), Califórnia (1959), Peru (1969); na África: Zimbabwe (1959), Zâmbia (1967), Egito (2000).
O desenvolvimento não é apenas um fato histórico, mas é um dom e chamado do Espírito para o exercício da plenitude da vocação das Irmãs de Caridade de filhas do Redentor, ampliando o espaço de amor, à imitação de Jesus, que teve compaixão das multidões.
O Instituto é agora mais conscientes do seu aumento internacional riqueza, que os leva a abranger e explorar o potencial de carisma para expressar a vitalidade em diferentes culturas e para acomodar as necessidades de purificação e de mudança de mentalidade que ela implica, para manter viva o diálogo da caridade.
 O nome oficial do Instituto, que é dividido em províncias única família e comunidade,as Irmãs da Caridade do Beato B. Capitanio e V. Gerosa , vulgarmente conhecida como "Irmãs de Maria Bambina".
Com este nome, eles são chamados a partir de quando a criança Maria, venerada na estátua doada ao Instituto em 1842, que se manifesta um milagre (1884) sua proteção especial.
Espírito Instituto
O Instituto das Irmãs da Caridade - os passos de Bartolomea e Vincenza, canonizada pelo Papa Pio XII 18 de maio de 1950 - como viver a sua participação carisma no amor misericordioso de Jesus, o Redentor, que deu a Sua vida para que cada homem, recuperada na sua dignidade e reconciliados com Deus, tem a plenitude da vida e é capaz, por sua vez, da caridade para com o próximo. O Instituto é feito de que, abrindo um sinal de compaixão por todas as misérias humanas, para realizar obras de misericórdia.

Em virtude das opções apostólicas de suas origens, reinterpretados vital, o Instituto visa particularmente o seu serviço:
jovens de cada condição,
preferindo os mais pobres,
os abandonados, o desorientado;
os doentes, os idosos e os marginalizados;
aqueles que ainda não conhecem o Evangelho.
Propõe-se a ser uma presença na intenção da Igreja na recuperação, para incentivar, para animar os jovens, os doentes, os pobres no humano e cristão.
Presta seu serviço em escolas, hospitais, asilos, instituições e cuidados especiais, novas formas de promoção e serviço da vida e da juventude de recuperação em formação na fé e em colaboração com o ministério pastoral da Igreja, atendendo cada serviço na dimensão pastoral.
 Agradeçemos a  Deus pela vida das irmãs de Maria Menina, fazer parte de nossa comunidade Alagoinha.  Irmãs: Maria do Socorro Flávia, e Maria de Jesus que Bartolomea e Vicenza interceda por todas por e todos nós. 

Sem comentários: