quinta-feira, 4 de maio de 2017

Hemocentro divulga calendário de coletas externas para o mês de maio

Hemocentro divulga calendário de coletas externas para o mês de maio
O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de maio seis coletas externas. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, dois deles serão realizadas em João Pessoa e as demais em Rio Tinto, Mataraca, Conde e Caaporã. O objetivo é dar prosseguimento às ações de captação para aumentar o estoque de sangue.

Nesta sexta-feira (5), a equipe do Hemocentro estará no município de Rio Tinto, no Litoral Norte. A coleta externa acontecerá no Hospital Municipal Dr.Francisco Porto, das 8 às 16h.

Na capital, a primeira coleta acontecerá na próxima terça-feira (9), no Fórum Criminal localizado na Avenida Rodrigues de Aquino, s/n, Centro. A ação será no estacionamento externo do Fórum também das 8 às 16h.

Na quarta-feira (10), a equipe do Hemocentro vai promover mais uma ação no interior do Estado, desta vez no município de Mataraca. A coleta externa será realizada na empresa PróFé – Empreendimentos Agropastoril, das 8 às 16h.

Já no dia 13 (sábado), haverá coleta externa no Litoral Sul. A ação será na Praça Central do município de Conde, das 8 às 13h. E, no dia 17 (quarta-feira), a coleta externa será na Destilaria Tabu, localizada na zona rural do município de Caaporã, das 8 às 16h.

Encerrando a programação, no dia 27 (sábado), a equipe do Hemocentro realizará coleta externa de sangue na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, na capital, das 8 às13h. A ação contará com a participação de integrantes do Rotary.

Atualmente, a Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados.

Critérios

Candidatos à doação deverão comparecer munidos de documento oficial com foto. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 kg e estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos. Os candidatos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Contudo, há alguns impedimentos para doação de sangue. Nessa lista estão: gravidez ou amamentação, gripe ou febre, comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, hepatites e outros além de cirurgias recentes. Tudo é avaliado durante o pré-atendimento, ou seja, as etapas de pré-triagem e triagem.

Secom-PB

Sem comentários: