quarta-feira, 10 de maio de 2017

Especialistas explicam como evitar e combater a osteoporose

Todo mundo deve buscar uma dieta rica em cálcio, principalmente quem tem fatores de risco para um quadro de osteoporose

Uma doença silenciosa que traz consequências sérias. Esta é a osteoporose. Uma pesquisa do National Osteoporosis Society apontou que cortar o leite sem necessidade pode aumentar os casos da doença. E quais exercícios ajudam a prevenir a osteoporose?
O Bem Estar desta quarta-feira (10) convidou duas especialistas para falar sobre o tema: a endocrinologista e presidente da Abrasso Marise Lazaretti Castro e a reumatologista e médica do esporte Fernanda Lima.
Todo mundo deve buscar uma dieta rica em cálcio, principalmente quem tem fatores de risco para um quadro de osteoporose. As especialistas lembram que 2/3 do cálcio vem do leite, por isso é importante consumir. Vale lembrar que o leite tem muitas apresentações: queijo, iogurte, inserido em algumas receitas, na vitamina. Três porções por dia bastam.
E quanto mais longe do sedentarismo, mais longe da osteoporose e de outros problemas de saúde. Mas nem todos os exercícios são indicados. Compressão abdominal e torções do tronco podem aumentar o risco de fraturas nas vértebras. Uma boa opção é a dança, por movimentar várias partes do corpo, sem carga, e desenvolver o equilíbrio, essencial para evitar quedas. Exercícios de impacto também são indicados.
 
Por Bem Estar

Sem comentários: