segunda-feira, 15 de maio de 2017

Dom Manoel Delson se despede de Campina Grande e chega em João Pessoa com missas solene

Pelo menos três missas solenes estão na programação de transferência de Dom Frei Manoel Delson da Diocese de Campina Grande para a Arquidiocese da Paraíba. Os eventos de transferência acontecem entre quinta-feira (18) e sábado (20), mas a programação em Campina ainda inclui reunião do Conselho de Consultores, que só deve acontecer na semana seguinte.
Para se despedir dos fiéis de Campina, o bispo preside uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Conceição na quinta-feira a partir das 17h30. “Não quero chamar de despedida, mas um momento para agradecer a Deus por tudo o que foi vivido nesta Diocese, que me acolheu como filho, como irmão desde minha nomeação em agosto de 2012″, esclarece.
Na sexta-feira (19), Dom Delson deixa oficialmente a diocese, saindo às 13h em direção a João Pessoa. No caminho está previsto uma parada na cidade de Riachão do Bacamarte, limite geográfico da Arquidiocese, onde o bispo participa de uma celebração com comunidades da região.
Ainda na sexta, à tarde, o bispo tem um encontro com autoridades locais na Praça Dom Adauto, em frente à cúria metropolitana, no Centro de João Pessoa.
A posse canônica, que valida Dom Manoel Delson como Arcebispo da Paraíba, acontece no sábado, com missa na Catedral de Nossa Senhora das Neves, que vai contar com a presença do Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Esta celebração, no entanto, vai ser exclusiva para bispos, padres, seminaristas e religiosos.
A celebração aberta a todos o fieis acontece no mesmo dia, no ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, também em João Pessoa, presidida pelo bispo.
Após a saída de Dom Delson, a Diocese de Campina Grande vai ficar sob os cuidados de um administrador diocesano, que vai ser escolhido pelo Conselho de Consultores, composto por cinco padres da diocese. Essa decisão só pode ser tomada depois da posse formal do bispo na nova diocese, em reunião que deve acontecer entre os dias 22 e 23.
Missa de despedida de Dom Delson acontece na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Foto: Gustavo Xavier / G1)
Missa de despedida de Dom Delson acontece na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Foto: Gustavo Xavier / G1)

Novo Arcebispo

Dom Delson foi anunciado novo arcebispo da Paraíba, que compreende a região metropolitana de João Pessoa, no dia 8 de março. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, após carta em julho de 2016, a Arquidiocese da Paraíba seguia sob o comando de Dom Genival Saraiva de França.
Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.
Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande.
G1

Sem comentários: