segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sinal de TV analógica em JP acaba em maio do ano que vem; veja orientações

174842,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0O sinal de TV analógica vai ser encerrado em João Pessoa no dia 30 de maio de 2018. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e não inclui ainda o calendário para o restante do estado. O tempo é suficiente para que quem não tem equipamento para recepção de TV digital providenciar as mudanças;
Um aparelho conversor custa a partir de R$ 80 e pode ser instalado na TV de tubo ou em telas de LCD, LED e plasma que não têm sistema de recepção digital. O consumidor deve comprar um conversor que seja adequado ao aparelho de televisão que tem em casa, o que pode ser analisado na hora da compra, caso contrário pode não haver problemas no funcionamento.
Beneficiários de programas sociais do governo federal, como ‘Bolsa Família’ e ‘Minha Casa Minha Vida’, podem receber kits gratuitos de recepção digital. Para isso, basta consultar a disponibilidade neste endereço eletrônico sejadigital.com.br. O kit gratuito é composto por antena, conversor digital e controle remoto.
Quem preferir trocar de televisor, deve se informar na hora da compra se o novo aparelho já vem com o conversor digital embutido.
As mudanças afetam apenas as pessoas que têm acesso só a TV aberta (gratuita). Usuários de TV por assinatura (cabo ou satélite) não terão alterações nos canais pagos, mas devem se informar com a operadora se haverá alguma alteração na programação de canais abertos.
O desligamento de TV analógica no Brasil está acontecendo de forma gradativa e deve se seguir até o fim de 2018. Além de João Pessoa, no mesmo dia, as capitais Belém (PA), Maceió (AL), Manaus (AM), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Natal (RN) também deverão ter TV aberta 100% digital.
O sinal de televisão digital permite que o usuário tenha acesso a imagem e som em alta definição e, no caso das emissoras abertas, essa melhoria é disponibilizada gratuitamente.
Portal Correio

Sem comentários: