segunda-feira, 3 de abril de 2017

Aprenda a fazer um delicioso hambúrguer de caju

Ele é preparado com o bagaço da fruta, um ingrediente benéfico e geralmente desprezado

As primeiras tentativas de fazer esse hambúrguer peculiar não deram muito certo. É que as fibras – ou bagaço – eram retiradas da primeira prensa de caju, o que deixava o sabor da fruta bastante perceptível. Mas pesquisadores da Embrapa Tropical, no Ceará, desenvolveram um método para utilizar esse subproduto sem provocar cara feia nas pessoas.
E deu certo. “Hoje o gosto está mais suave”, garante a engenheira de alimentos Janice Lima. Colocar o bagaço em jogo significa contribuir para a queda do colesterol, a prevenção do diabete e o funcionamento intestinal. E não pense que a receita é pobre em proteínas – complementos como feijão-caupi e soja ofertam o nutriente. “O hambúrguer é apenas um dos itens que podemos preparar com a fibra do caju”, ressalta Janice.
Receita de hambúrguer de caju
Ingredientes
250 g de bagaço de caju
250 g de pasta de feijão-caupi
3 colheres (sopa) de óleo
2 tomates
1 cebola pequena
1 pimentão pequeno
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de preparo
Para a fibra: bata o bagaço de caju com água no liquidificador e esprema em uma peneira até que o sabor da fruta fique bem fraco.
Para a pasta de feijão: deixe a leguminosa de molho em água por pelo menos 2 horas. Retire manualmente a casca e bata o alimento no liquidificador.
Para o hambúrguer: em uma panela, misture a fibra do caju e a pasta defeijão com os demais ingredientes. Aqueça e mexa até obter uma massa. Molde em forma de hambúrguer. Aí é só assar ou grelhar.
Saúde.Abril

Sem comentários: