A todos um ótimo São João 2017

A todos um ótimo São João 2017

quinta-feira, 20 de abril de 2017

A importância da chuva na produção agrícola no Brejo paraibano

Resultado de imagem para foto de feijão verde plantio
Nos últimos anos temos passado por alguns problemas referentes ao regime de chuvas em nosso município (pluviosidade) e a concentração de agua armazenada, e fomos apresentados a campanha de racionamento de água. Neste ultimo final de semana tivemos chuvas de alta intensidade e isso de fato é muito bom para o armazenamento de agua e de certa forma também para o produtor agrícola,ainda mais para nossa região onde a alta produção de feijão é uma característica marcante.
O feijão (planta e semente) pertence à família Fabaceae tendo como uma característica para seu cultivo, o controle dos gradientes de irrigação.Deficiências ou excessos de água, em diferentes fases do ciclo de cultura, causam redução na produtividade em diferentes proporções.
Para o produtor esta chuva pode ter vindo em uma boa hora, porém a chuva tem se mostrado irregular e isto pode ser uma via de mão dupla com benefícios hoje e uma tragédia em dias que virão, pois, essa irregularidade tende a afetar o tamanho do grão, aspecto este importante para o valor a ser atribuído para a venda da saca.
Nos últimos dias 11 e 12 deste mês de abril tivemos altas concentrações de chuvas, o que é de fato muito bom para o produtor agrícola, ainda mais para nossa região onde a alta produção de feijão é uma característica marcante.
Para o produtor esta chuva pode ter vindo em uma boa hora, pois temos vivido uma seca prolongada em nossa região, porém a chuva tem se mostrado irregular e isto pode ser uma via de mão dupla com benefícios hoje e uma tragédia em dias que virão.
Diário do Brejo

Sem comentários: