segunda-feira, 27 de março de 2017

H1N1: vacinação começa em abril

Com a queda de temperaturas e o clima seco chegando, uma nova doença assusta os brasileiros. A gripe conhecida como H1N1 é na verdade apenas um dos vírus que compõem o grupo INFLUENZA. De acordo com dados do Ministério da Saúde, só no ano passado a H1N1 matou quase 2 Mil pessoas e foram feitas cerca de 10 Mil notificações.

A infectologista Tânia Mara Varejão Strabelli, do Hospital Sírio Libanês, alerta que a transmissão ocorre de forma fácil.

De acordo com a especialista, medidas de higiene no dia a dia são fundamentais para a prevenção. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos.

A doutora lembra que é preciso diferenciar gripe e resfriado. Já que resfriado é o quadro mais leve. Ela destaca que a febre é um sintoma que merece atenção.

Para o tratamento da gripe, a primeira medida é hidratação e repouso. Além dos hábitos de higiene para prevenção, existe a vacina que protege contra os quatro subtipos da INFLUENZA, inclusive o H1N1. A especialista afirma que vacina é segura.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será realizada este ano a partir do dia 10 de abril. Neste ano já foram registrados 96 casos de Influenza de todos os tipos no Brasil e três mortes.Deste total, oito foram por H1N1. A região Sudeste do país concentra o maior número de casos desse tipo.

G1

Sem comentários: